EMENTAS DAS DISCIPLINAS:
1) Gestão Estratégica (20 h.a)
Conceitos de organização e estratégia. Planejamento estratégico empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.
2) Gestão de Marketing e Comunicação (20 h.a)
Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.
3) Gestão da Qualidade (20 h.a)
Conceitos e definição da qualidade; Dimensões da qualidade; Evolução histórica da qualidade; Capacidade de processo e controle estatÃstico de processos; ferramentas da qualidade; Garantia da qualidade: normas ISSO 9000; Controle da qualidade total (TQC); Administração da qualidade total (TQM); Gestão estratégica da qualidade;
Prêmio nacional da qualidade; Implantação de sistemas e gestão da qualidade.
4) Gestão de Projetos (20 h.a)
Definição de projeto; Evolução da gerência de projetos; Estrutura analÃtica de projetos; Diagrama de GANTT; Diagrama PERT/CPM; Metodologia PMI / PMBOK para a gerência de projetos.
5) Gestão Financeira (20 h.a)
Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira (revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilÃbrio; Alavancagem financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.
6) Gestão de Pessoas (20 h.a)
Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de Gestão de Pessoas. Sistemas de informações na gestão de Pessoas. Desafios para a gestão contemporânea de pessoas.
7) Gestão da Segurança da Informação (20 h.a)
Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.
8) Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo (20 h.a)
Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, polÃticas, patentes e transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do conhecimento e inovação. Estudo de casos.
9) Gestão do Meio-Ambiente e Sustentabilidade (20 h.a)
Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos.
10) Gestão LogÃstica e Cadeia de Suprimentos (20 h.a)
Funções da logÃstica integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.
11) Gestão Contábil Gerencial (20 h.a)
Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.
12) Gestão de Processos (20 h.a)
Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. CaracterÃsticas e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.
13) Direito administrativo (10h.a)
Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.
14) Governança Corporativa (20 h.a)
Conceitos e objetivos de governança em TI; Cobit – Control Objectives for Information and Related Technology; ITIL – Information Technology Infrastructure Library; CMMI – Capability Maturity Model Integration; SLA – Contratos de Acordo de NÃvel de Serviços.
15) Gestão de Operações e Serviços (20 h.a)
Conceitos; Gestão da Produção e Operações; Planejamento e Controle da Produção; Gestão de Serviços; Integração dos 4Ps (Pessoas, Processos, Produtos, Parceiros); Gestão de Integrada com o foco no cliente. Maturidade na gestão de serviços.
16) Tópicos Especiais em Gestão (20 h.a)
Novas tecnologias em gestão; Metodologia Canvas; Metodologia Ãgil. Inovação em gestão;  sabedoria das multidões.
17) Tópicos Especiais em Tecnologia (20 h.a)
Novas tecnologias; Big-data; DAtamining; Textmining; Cidades Sustentáveis; Internet das Coisas; Mobile applications.
18) Metodologia da Pesquisa (30 h.a)
CaracterÃsticas e planejamento de uma pesquisa; CaracterÃsticas de artigos cientÃficos; Preparo de artigos cientÃficos para apresentação e publicação em revista indexada.Belgie Pillen